top of page
Buscar

O Impacto da Inovação na Logística e Cadeias de Suprimentos


As novas tecnologias garantem a inovação na logística e cadeias de suprimentos da indústria 4.0


A crescente competitividade do mercado gerada principalmente pela aceleração das tecnologias implementadas devido as necessidades impostas pela Pandemia de Covid-19 e o emprego de conceitos nascentes como a sociedade 5.0.


Tal conceito busca a interação da Industria 4.0 com o comportamento da sociedade para absorver ao máximo as novas oportunidades geradas pelas novas tecnologias e a diminuição dos impactos sociais gerados.


As novas tecnologias fizeram surgir a busca por profissionais capacitados para a gestão desta logística e cadeia de suprimentos mais elaboradas, bem como um corpo técnico para geração de soluções inovadoras e assim garantam a manutenção e o crescimento de suas empresas no mercado.


No entanto a capacitação e retenção destes profissionais é uma tarefa árdua. Uma solução encontrada pelas empresas que enfrentam tais desafios é o desenvolvimento deste corpo técnico dentro de suas dependências, obtendo desta maneira maior aderência dos conhecimentos necessários destes profissionais com as demandas enfrentadas no dia-a-dia de suas corporações.


Outro fator importante para a lacuna de inovação no ambiente empresarial é a falta de estabelecimento de níveis de serviços adequados considerados pelo negócio para o direcionamento operacional das atividades desempenhadas.


Tal desafio impacta a empresa contratante e provedores de serviços logísticos não disponibilizam uma bússola para a condução do bom andamento dos serviços prestados e seu respectivo contrato firmado.


O estabelecimento de métricas de desempenho (SLAs) envolvendo fatores de qualidade, pontualidade, financeiros e performance operacional devem ser verificadas de forma constante para correção do curso quando necessário for.


Tal situação também permite que as inovações implementadas sejam medidas e comparadas com os cenários anteriores a sua implementação.


Formas de medição antiquadas como o velho quadro de gestão à vista muitas vezes esquecidos numa parede sem funcionalidade para tomadas de decisões assertivas estão sendo substituídas gradativamente por Dashboards.


Sendo estes painéis informatizados de gestão permitindo seu acesso por meio de várias plataformas como celulares, tablets e computadores de forma remota, facilitando as tomadas de decisões de maneira dinâmica e ágil, bem como sua integração com torres de controles operacionais para visibilidade total de todo o fluxo de movimentação logística da empresa.


Considerando os itens anteriores torna-se possível o melhor aproveitamento dos recursos operacionais dimensionados para atendimento dos clientes e cria um ambiente favorável para implementação de soluções criativas e inovadoras para seus clientes. Também apoia o desenvolvimento destas iniciativas em todos os agentes da cadeia de suprimentos em questão.


A Loghis tem como princípio a interação destes itens com o atendimento próximo ao cliente para a promoção de atitudes inovadoras por sua equipe e assim ter serviços dinâmicos e de qualidade elevada.


A inovação é definida como a implementação de novas combinações de produto, processo e inovações organizacionais que proporcionariam novo acesso aos mercados de fornecedores ou consumidores.


Porém a prática de total definição é muito mais complexa e trabalhosa em ambientes que envolvem um grande número de agentes integrados para uma entrega comum, ou seja, em situações envolvendo as áreas de Logística e Cadeia de Suprimentos.


A definição de inovação logística pode ser estabelecida como qualquer serviço relacionado à logística que é visto como novo e útil para um cliente específico. A inovação pode incluir operação interna e externa que poderia melhorar a eficiência operacional e inovações que poderiam atender à demanda do cliente e melhorar sua experiência de compra.


Em estoque gestão da cadeia, a inovação da empresa é promovida e medida em termos de frequência de introdução de novos processos internos relacionados à logística e a capacidade de buscar novas ideias criativas em métodos de operacionalização.


Vale salientar que a implementação de soluções inovadoras em uma única empresa pode refletir na melhoria em toda a cadeia de suprimentos.


A inserção em cadeias de suprimentos é algo muito importante para ganho de know-how e desenvolvimento interno da empresaLoghis, deste modo segmentando sua prestação de serviço de forma estratégica e próxima aos desafios enfrentados pelos seus clientes.


A inovação em cadeia de suprimentos pode estar interligada ao desenvolvimento de formas combinadas de gestão e informação, bem como a obtenção de novas técnicas e procedimentos logísticos e marketing para o aprimoramento da eficiência operacional e eficácia dos serviços disponibilizados aos clientes finais.


A Torre de Controle é uma das iniciativas da Loghis para promover internamente de maneira ágil a combinação de tomada de decisão em razão da informação provida diariamente por suas operações, bem como prover aos seus clientes de forma clara a informação do dia-a-dia de suas operações.


Por: Marcelo Tadeu

bottom of page